Mesa para todos

Voluntário, sinônimo de amor Dia 28 de agosto é considerado o dia do voluntário, mas você sabe quem pode ser um voluntário? O voluntário é toda e qualquer pessoa que dispõem parte do seu tempo para colaborar em uma causa social, seja ela uma ONG, um projeto social, uma igreja, creche ou asilo. Todo o trabalho é feito por e com amor, já que, apesar de ter o nome trabalho, o voluntário não recebe nenhuma remuneração. Mesmo não recebendo dinheiro, o voluntário ganha muito em questão de conhecimento, desenvolve um maior senso de responsabilidade e empatia com o próximo, além de conhecer outras realidades bem diferentes da sua. E, é claro, aqueles que estão sendo ajudados ganham muito mais. Isso porque, muitas vezes basta um dia cuidando, ouvindo, dando carinho e atenção para fazer a diferença na vida dessas pessoas, pois fica armazenado na memória delas aquela boa ação que você fez. Se você tem interesse em ser um voluntário, vêm conhecer o nosso projeto, “Mesa para Todos”. Somos uma organização sem fins lucrativos, com o único e exclusivo objetivo de contribuir e somar na vida das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Estamos aqui para valorizar, recuperar, reaproximar e capacitar as comunidades em que trabalhamos. Fazemos tudo com muito carinho, zelo e amor, pois batalhamos por um futuro melhor e justo para todos. Estamos apoiados em cinco vertentes: O “Muay Thai”, a “Ação Corte de Cabelo”, o “Banco de Alimentos”, a ”Oficina de Artesanato” e o “Resgate para todos”.

Nossa primeira vertente se dá através das artes marciais, acreditamos que podemos ajudar no desenvolvimento das crianças e jovens de comunidades carentes por meio dos esportes. A prática de atividades esportivas é uma forma de trazer benefícios físicos, mentais e psicossociais, e claro, traz ensinamentos de valores para a vida, como: disciplina, foco, fraternidade e resiliência. Trabalhamos em parceria com profissionais especializados na área e sempre com um cuidado especial com cada jovem assistido.

Acreditamos também que “dar um tapa no visual” aumenta a autoestima das pessoas, e foi daí que surgiu a nossa segunda vertente, a “Ação Corte de Cabelo”. Ela é destinada para crianças e mulheres sem condições financeiras para pagarem pelo serviço e que desejam mudar seu exterior para melhorar seu interior.

Nossa terceira vertente é, como nosso nome diz, a nossa mesa é para todos, e buscamos fornecer, através de doações, alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal para as famílias cadastradas na ong e para homens que estão passando por tratamento na casa de recuperação e necessitam de vagas gratuitas.

O “Resgate para todos” é a quarta vertente do projeto e é um grupo de apoio focado no tratamento de dependentes químicos e que é feito todas as sexta-feiras por meio de reuniões. Buscamos tornar aquele um espaço seguro, pois queremos que as pessoas que estão ali possam ter a certeza de que estão sendo apoiadas, cuidadas e orientadas a trilhar um caminho melhor.

E a última vertente, mas não menos importante, é a “Oficina de artesanato”. Ela tem o intuito de servir às mães da comunidade, e assim capacitar essas mulheres para que possam ter uma fonte de renda, para dessa forma possam sustentar as suas famílias. Nas aulas, a matéria prima usada vem por meio de recursos encontrados na coleta de lixo, esses materiais reciclados são transformados em: caixas de presentes, embalagens personalizadas para floriculturas, casinhas de bonecas, brinquedos, porta jóias e chaves, guirlandas e cestas. Contribuindo assim com o meio ambiente e com a qualificação das participantes.

Matéria: Caio Carlos da Silva

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: